PESQUISA
SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA
Nome
do Cursista: VALDERICE DA MOTA REIS
MARTINS
Número
da Turma: AEE 2013 T 34a TO PALMAS
Estado
/ Município Polo: TO/PALMAS
Estado
/ Município Abrangência: TO/PALMAS
Nome
da Escola: CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
INFANTIL MIUDINHOS
Estado
/ Município da Escola: TO/PALMAS
Data(s)
da realização da pesquisa: 08/05/2013
DADOS
SOBRE O MUNICÍPIO
1.
Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
1.(
)
|
2.(
)
|
3.(
)
|
4.(
)
|
5.(
)
|
Mais que 5.(x ) Quantas? __38___
|
2.
Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim
( ).
Não
( x ). Quantas salas faltam? __09_________
3.
Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional
no seu Município?
Menos de 10.
|
(
)
|
|
Entre 10 e 20.
|
( x )
|
|
Mais de 20.
|
(
)
|
Quantos?
____
|
4. O que define a
organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu
município?
·
A formação dos professores em uma
deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
|
(
)
|
·
A formação do professor específica
para o AEE.
|
(x
)
|
·
A demanda de alunos.
|
(x)
|
·
Outros. Especifique: __________________
|
( )
|
________________________________________
DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA
5.
A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede Municipal.
|
(X
)
|
Rede Estadual.
|
(
)
|
6. Dos recursos de
tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a
escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas
correspondentes.
OBS: Os recursos
pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas
alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho
nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira
alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns
desses recursos, não responda a linha correspondente.
|
Tem
na escola
|
Não
tem na Escola
|
|
São
usados nas SRM
|
Não
são usados nas SEM
|
Engrossador para lápis, talheres, escova
de dentes pincéis,...
|
|
x
|
|
|
|
Órteses para fixar lápis, pincel,
talheres,...
|
|
x
|
|
|
|
Ponteira de boca ou de cabeça
|
|
x
|
|
|
|
Tesoura mola
|
|
x
|
|
|
|
Alfabeto móvel em
vários tamanhos e materiais
|
x
|
|
|
x
|
|
Plano inclinado
|
|
x
|
|
|
|
Jogos com diferentes materiais e tamanhos
apropriados aos alunos com deficiência física
|
|
x
|
|
|
|
Mobiliário adequado ao aluno com
deficiência física envolvendo mesas reguláveis, cadeiras com adequação
postural e cadeira de rodas.
|
x
|
|
|
|
x
|
Prancha de comunicação com símbolos
gráficos, fotografias, palavras e letras.
|
x
|
|
|
x
|
|
Vocalizadores em vários formatos e modos
de acesso ás mensagens.
|
|
x
|
|
|
|
Software para comunicação alternativa com
símbolos gráficos
|
|
x
|
|
|
|
Software de Pranchas dinâmicas onde o
computador se transforma em ferramenta de voz
|
|
x
|
|
|
|
Teclados virtuais com varredura
|
|
x
|
|
|
|
Teclados de diferentes tamanhos e
programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos de teclas
|
|
x
|
|
|
|
Colméia de acrílico para teclado
|
|
x
|
|
|
|
Mouses de diferentes formatos e
programáveis em funções de teclas e sensibilidade
|
|
x
|
|
|
|
Dispositivo para movimentação e
posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou ocular
|
|
x
|
|
|
|
Acionadores de diferentes formatos que
valorizam diferentes habilidades: pressão, tração, sopro, piscar, ......
|
|
x
|
|
|
|
Mouse com plug para entrada de acionador
|
x
|
|
|
|
x
|
Monitor de tela de toque
|
|
x
|
|
|
|
Software editor de texto com símbolos
gráficos e retorno de voz
|
|
x
|
|
|
|
Software leitor de tela
|
|
x
|
|
|
|
Software de OCR para leitura de texto
impresso
|
|
x
|
|
|
|
Software para ampliação de tela
|
|
|
|
|
|
Reglete
|
X
|
|
|
|
x
|
Alfabeto Braille em vários tamanhos e
materiais
|
X
|
|
|
|
x
|
Caderno para escrita ampliada
|
|
x
|
|
|
|
Lupa com luz, manual ou de mesa
|
|
x
|
|
|
|
Lupa sem luz, manual ou de mesa
|
x
|
|
|
|
x
|
Lupa eletrônica
|
|
x
|
|
|
|
Guia para assinatura
|
|
x
|
|
|
|
Máquina de escrever em Braille
|
|
x
|
|
|
|
Impressora Braille
|
|
x
|
|
|
|
Sorobã
|
|
x
|
|
|
|
Calculadora com retorno auditivo
|
|
x
|
|
|
|
Bengalas dobráveis
|
|
x
|
|
|
|
Relógio com retorno auditivo ou relevo
|
|
x
|
|
|
|
Jogos com sinalização em Braille ou
relevo
|
x
|
|
|
|
x
|
Jogos com sinalizações em libras,
apropriados aos alunos com surdez
|
|
x
|
|
|
|
Sistema FM
|
|
x
|
|
|
|
CDs ou softwares em libras e português
|
|
x
|
|
|
|
Dicionário em libras
|
|
x
|
|
|
|
Softwares com banco de imagens para
auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para alunos com surdez.
|
|
x
|
|
|
|
7. Quais são as ações da
educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o
caso, pode assinalar mais de uma opção.
·
Oferece o AEE.
|
(
X )
|
·
Promove formação continuada de
professores de AEE.
|
(
X )
|
·
Promove formação continuada de
professores da sala de aula comum.
|
(
X )
|
·
Oportuniza acessibilidade nos
espaços e materiais escolares.
|
(
X )
|
·
Orienta as famílias.
|
(
X )
|
·
Estabelece parceria com outros
setores na comunidade.
|
(
X )
|
·
Outras. Especifique:
|
( )
|
____________________________________________________________________________________________________________________________________
8.
Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
·
Quantos são da escola selecionada para a
pesquisa? __06___
·
Quantos são de outras escolas? _02___
9.
No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está
previsto a oferta do AEE?
Sim
(X ). De que forma?
·
Sala
de recursos multifuncionais: espaço físico, mobiliário, materiais didáticos e
pedagógicos e de acessibilidade;
·
Professores
para o exercício do AEE;
·
Outros
profissionais da educação;
·
Redes
de apoio;
·
Matrícula
no AEE, de alunos matriculados na sala regular;
·
Cronograma
de atendimento aos alunos;
·
Plano
do AEE: materiais a serem adquiridos, identificação das necessidades
educacionais dos alunos, cronograma de atendimento.
Não
( ). Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________
10.
Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na
escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
1: para as ações que já foram realizadas
2: para as ações que estão em andamento
3: para as ações que ainda serão realizadas
X: Caso não identifique nenhuma adequação
·
Construção ou adequação de rampas.
|
(
2 )
|
·
Adequação de banheiros.
|
(
2 )
|
·
Sinalização sonora.
|
(
3 )
|
·
Alargamento de portas.
|
(
3 )
|
·
Sinalização visual.
|
(
3 )
|
·
Sinalização tátil.
|
(
3 )
|
·
Nenhuma adequação.
|
( )
|
Outros.
Especifique:
|
( )
|
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
11. Quais são as ações desenvolvidas
pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta:
· Identificar, elaborar, produzir e
organizar serviços, recursos pedagógicos de acessibilidade dos alunos da AEE;
·
Elaborar
e executar o plano de atendimento;
·
Organizar
o tipo e o número de atendimentos;
·
Orientar
os professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade
utilizados pelos alunos;
·
Estabelecer e articular com os professores da sala de
aula comum através do planejamento visando à disponibilização dos serviços, dos
recursos pedagógicos e estratégias que promovem a participação dos alunos nas
atividades escolares.
12.
O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que frequenta esse
serviço?
Não
( ). Por que? __________________________________________________________________________________________________________________________
Sim
(x ). Em que?
Nos aspectos sociais, cognitivos,
afetivos, motores e principalmente na relação família/escola.
13. Como o Professor de
AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam
atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta: Trabalhando em parceria com o professor da
sala regular principalmente planejando atividades e ações que facilitarão o
desenvolvimento do aluno na sala de aula, disponibilizando os recursos
pedagógicos e de acessibilidade, sempre pensando no desenvolvimento integral do
aluno, envolvendo todos os aspectos.
14.
Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
Resposta: Boa. As famílias
demonstram estarem satisfeitas com o trabalho realizado na Sala de Recursos.
Participam, perguntam e questionam sobre o desenvolvimento do filho no AEE
e na Sala Regular.
15.
Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da
escola selecionada para a pesquisa?
·
No período oposto ao das aulas na
sala de aula comum.
|
( x )
|
·
No mesmo período em que frequentam
as aulas na sala de aula comum. Justifique.
|
(
)
|
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
16. Outras observações que
você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.
A
necessidade de maior apoio quanto à aquisição de recursos pedagógicos e de
tecnologia assistiva tanto do MEC quanto da SEMED.
Nenhum comentário:
Postar um comentário