quinta-feira, 23 de maio de 2013

AEE PESQUISA 2013


PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA

Nome do Cursista: VALDERICE DA MOTA REIS MARTINS
Número da Turma: AEE 2013 T 34a TO PALMAS
Estado / Município Polo: TO/PALMAS
Estado / Município Abrangência: TO/PALMAS
Nome da Escola: CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL MIUDINHOS
Estado / Município da Escola: TO/PALMAS
Data(s) da realização da pesquisa: 08/05/2013

DADOS SOBRE O MUNICÍPIO

1. Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
1.(  )
2.(  )
3.(  )
4.(  )
5.(  )
Mais que 5.(x  ) Quantas? __38___
2. Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim (  ).
Não ( x ). Quantas salas faltam? __09_________

3. Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no seu Município?
Menos de 10.
(  )

Entre 10 e 20.
( x )

Mais de 20.
(  )
Quantos? ____

4. O que define a organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu município?
·         A formação dos professores em uma deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
( )
·         A formação do professor específica para o AEE.
(x )
·         A demanda de alunos.
(x)
·         Outros. Especifique: __________________
(  )
________________________________________

DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA

5. A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede Municipal.
(X  )
Rede Estadual.
(  )

6. Dos recursos de tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns desses recursos, não responda a linha correspondente.


Tem na escola
Não tem na Escola

São usados nas SRM
Não são usados nas SEM
Engrossador para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...

x



Órteses para fixar lápis, pincel, talheres,...

x



Ponteira de boca ou de cabeça

x



Tesoura mola

x



Alfabeto móvel em vários tamanhos e materiais
x


x

Plano inclinado

x



Jogos com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência física

x



Mobiliário adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis, cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.
x



x
Prancha de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.
x


x

Vocalizadores em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.

x



Software para comunicação alternativa com símbolos gráficos

x



Software de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz

x



Teclados virtuais com varredura

x



Teclados de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos de teclas

x



Colméia de acrílico para teclado

x



Mouses de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade

x



Dispositivo para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou ocular

x



Acionadores de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração, sopro, piscar, ......

x



Mouse com plug para entrada de acionador
x



x
Monitor de tela de toque

x



Software editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz

x



Software leitor de tela

x



Software de OCR para leitura de texto impresso

x



Software para ampliação de tela





Reglete
X



x
Alfabeto Braille em vários tamanhos e materiais
X



x
Caderno para escrita ampliada

x



Lupa com luz, manual ou de mesa

x



Lupa sem luz, manual ou de mesa
x



x
Lupa eletrônica

x



Guia para assinatura

x



Máquina de escrever em Braille

x



Impressora Braille

x



Sorobã

x



Calculadora com retorno auditivo

x



Bengalas dobráveis

x



Relógio com retorno auditivo ou relevo

x



Jogos com sinalização em Braille ou relevo
x



x
Jogos com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez

x



Sistema FM

x



CDs ou softwares em libras e português

x



Dicionário em libras

x



Softwares com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para alunos com surdez.

x




7. Quais são as ações da educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o caso, pode assinalar mais de uma opção.

·         Oferece o AEE.
( X )
·         Promove formação continuada de professores de  AEE.
( X )
·         Promove formação continuada de professores da sala de aula comum.
( X )
·         Oportuniza acessibilidade nos espaços e materiais escolares.
( X )
·         Orienta as famílias.
( X )
·         Estabelece parceria com outros setores na comunidade.
( X )
·         Outras. Especifique:
(  )
____________________________________________________________________________________________________________________________________

8. Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
·         Quantos são da escola selecionada para a pesquisa? __06___
·         Quantos são de outras escolas? _02___

9. No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está previsto a oferta do AEE?
Sim (X  ). De que forma?
·         Sala de recursos multifuncionais: espaço físico, mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos e de acessibilidade;
·         Professores para o exercício do AEE;
·         Outros profissionais da educação;
·         Redes de apoio;
·         Matrícula no AEE, de alunos matriculados na sala regular;
·         Cronograma de atendimento aos alunos;
·         Plano do AEE: materiais a serem adquiridos, identificação das necessidades educacionais dos alunos, cronograma de atendimento.
Não (  ). Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________

10. Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
                   1: para as ações que já foram realizadas
                   2: para as ações que estão em andamento
                   3: para as ações que ainda serão realizadas
                   X: Caso não identifique nenhuma adequação

·         Construção ou adequação de rampas.
( 2 )
·         Adequação de banheiros.
( 2 )
·         Sinalização sonora.
( 3 )
·         Alargamento de portas.
( 3 )
·         Sinalização visual.
( 3 )
·         Sinalização tátil.
( 3 )
·         Nenhuma adequação.   
(  )
Outros. Especifique:
(  )
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

11. Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta:
·       Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos de acessibilidade dos alunos da AEE;
·         Elaborar e executar o plano de atendimento;
·         Organizar o tipo e o número de atendimentos;
·         Orientar os professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelos alunos;
·         Estabelecer  e articular com os professores da sala de aula comum através do planejamento visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares.

12. O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que frequenta esse serviço?
Não (  ). Por que? __________________________________________________________________________________________________________________________

Sim (x  ). Em que?
Nos aspectos sociais, cognitivos, afetivos, motores e principalmente na relação família/escola.

13. Como o Professor de AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta: Trabalhando em parceria com o professor da sala regular principalmente planejando atividades e ações que facilitarão o desenvolvimento do aluno na sala de aula, disponibilizando os recursos pedagógicos e de acessibilidade, sempre pensando no desenvolvimento integral do aluno, envolvendo todos os aspectos.

14. Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
     Resposta: Boa. As famílias demonstram estarem satisfeitas com o trabalho realizado na Sala de Recursos. Participam, perguntam e questionam sobre o desenvolvimento do filho no AEE e  na Sala Regular.

15. Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da escola selecionada para a pesquisa?
·         No período oposto ao das aulas na sala de aula comum.
( x )
·         No mesmo período em que frequentam as aulas na sala de aula comum. Justifique.
(  )
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

16. Outras observações que você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.
A necessidade de maior apoio quanto à aquisição de recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva tanto do MEC quanto da SEMED. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário