O PAPEL
DO PROFESSOR DO AEE NA
ESCOLA E NA SALA DE SRM
De acordo com a Resolução de № 436/2012, no
Artigo 9˚, o professor de AEE tem a função de “identificar, elaborar, produzir
e organizar serviços, recursos pedagógicos e de acessibilidade que atenuem as
barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades
específicas.
O professor de AEE deve desenvolver um trabalho
que abrange todas as instâncias da escola, equipe diretiva e
pedagógica, os professores da sala comum, a família e principalmente os
alunos da sala regular com os alunos atendidos na SRM. Nesse sentido o
professor de AEE tem como principal objetivo desenvolver nos alunos estímulos
indispensáveis ao pleno desenvolvimento, através de recursos pedagógicos,
tecnológicos e educativos, contribuindo de forma significativa para a
independência e autonomia.
Após receber o aluno com deficiência o professor
de AEE deverá elaborar o “estudo de caso”, onde irá elaborar algumas
etapas como: apresentação, esclarecimento, identificação e resolução do
problema e a última a elaboração do plano de AEE. O estudo de caso é de
suma importância, pois contêm dados coletados em articulação com os professores
da sala comum e demais pessoas envolvidas na vida do aluno. É impossível
elaborar um plano de AEE sem um estudo de caso, eles estão interligados e são
pilares para o desenvolvimento dos envolvidos no Atendimento Educacional
Especializado.
É de competência também do professor de AEE a elaboração do plano
em articulação com os demais professores do ensino regular, pois o plano de AEE é um documento importante para que a
escola juntamente com a família acompanhe a trajetória percorrida pelo aluno.
Nele deve conter estratégias funcionais buscando alternativas que potencialize
o cognitivo, o emocional, o motor e o social do aluno. O plano deve ser
elaborado a partir das informações reais contidas no estudo do caso e no
relatório da avaliação, onde contém o contexto escolar do aluno.
Elaborar e executar o plano de AEE, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos educacionais e de acessibilidade (MEC/SEESP, 2009). Na execução do plano de AEE, o professor terá condições de saber se o recurso de acessibilidade proposto promove participação do aluno nas atividades escolares. O plano, portanto, deverá ser constantemente revisado e atualizado, buscando-se sempre o melhor para o aluno e considerando que cada um deve ser atendido em suas particularidades.
Elaborar e executar o plano de AEE, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos educacionais e de acessibilidade (MEC/SEESP, 2009). Na execução do plano de AEE, o professor terá condições de saber se o recurso de acessibilidade proposto promove participação do aluno nas atividades escolares. O plano, portanto, deverá ser constantemente revisado e atualizado, buscando-se sempre o melhor para o aluno e considerando que cada um deve ser atendido em suas particularidades.
Vale ressaltar que tanto o estudo de caso como o plano de aula são
essenciais para o professor de AEE desenvolver um trabalho que realmente tenha
significado na vida do aluno.
Valderice fiquei bem empolgado ao ler seu texto, parabéns por essa aula de conhecimento, pois assim teremos uma Educação de qualidade. Ate mais :)
ResponderExcluirBem elaborado seu texto, na sequencia dos questionamentos apresentados. Parabéns!
ResponderExcluirParabéns pelo belo trabalho!!!!!!!!
ResponderExcluirParabéns!! O brilho do seu trabalho não está no fato de você dizer o que faz, mas mostrar do que é capaz.
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