sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Tecnologia Assistiva


 TECNOLOGIA ASSISTIVA

Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e conseqüentemente promover Vida Independente e Inclusão.
Neste sentido, Bersch e Machado (2006), consideram: A educação inclusiva traz consigo o desafio de não só acolhermos os alunos com deficiência, mas de  garantirmos condições de acesso e de aprendizagem em todos os espaços, os  programas e as atividades  no cotidiano escolar. 
          Por isso, o atendimento educacional especializado   aparece como garantia da inclusão e, a tecnologia  assistiva como ferramenta, que favorece este aluno a ser atuante e sujeito do seu processo de desenvolvimento e aquisição de conhecimentos . (Bersch e Machado, 2006 – Módulo 3 – Tecnologia Assistiva).

Diante deste desafio da inclusão, consideramos que as tecnologias assistivas possam facilitar e auxiliar o trabalho pedagógico deste espaço escolar; com o objetivo de minimizar as diferenças que venham a prejudicar as relações educacionais e também sociais. As intervenções propostas neste enfoque viabilizariam o desenvolvimento do processo de aprendizagem de modo mais eficiente.


Engrossadores de lápis, cola e pincel.

Ao escrever, a criança estabelece novas relações com o meio, internaliza conceitos, expõe sua ideias, significa seus conhecimentos a respeito da língua escrita, registra-os e comunica-se. Segurar o lápis, a cola ou mesmo o pincel de forma convencional e conseguir enxergar o que está sendo escrito não é pré-requisito para aprender a escrever. A aprendizagem da leitura e da escrita é conceitual e não mecânica. Muitas alternativas podem ser construídas para facilitar a preensão dos objetos quando detectamos prejuízos na motricidade fina do aluno.






Apontador adaptado



Todas essas tecnologias assistivas  antes de serem utilizadas necessita de uma avaliação que tem por objetivo identificar  a necessidade de introduzir tal recurso. Nesse sentido o professor deve ter clareza do objetivo educacional  que está sendo pretendido por meio daquela atividade. 



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

http://portal.mec.gov.br


  

4 comentários:

  1. O termo tecnologia assistiva pode até ser recente porém há muitos anos já se usavam vários recursos adaptados que auxiliam no desenvolvimento dos alunos, principalmente com deficiência física e o engrossador de lápis auxilia muito o aluno pois, dá -lhes maior sustentação e equilíbrio proporcionando-lhe mais autonomia no desenvolvimento das atividades.

    ResponderExcluir
  2. Este recurso será de grande importância para a vida do aluno, pois necessita de adaptações na maioria das vezes. Muito bem Valderice gostei de sua tecnologia assistiva postada, eles necessitam bastante de nosso apoio e incentivo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. VALDERICE, estudos teóricos define que a tecnologia assistiva-TA, é composta de recursos e serviços. Em seu contexto além de falar sobre a importância do uso da TA, está destacando um recurso que deve ser usado por deficiente físico que tenha as mãos comprometidas para facilitar o seu desempenho em uma tarefa com autonomia e assim busca-se a resolução de problemas funcionais. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Oi Val nossas imagens foram as mesmas, agora estou vendo as suas, é percebe durante o curso o quanto esses objetos adaptados para melhorar o aluno com deficiencia a escrever a pegar num lápis, colher ou outros objetos tem um significado tão grandes na sua melhora e sua autonomia de poder pegar seu alimento de escrever. sendo que são objetos tão sem significado para muitos alunos e para o aluno com necessidades especiais tem um valor muito significativo.

    ResponderExcluir