CURSISTA:
Valderice da Mota Reis Martins
MUNICÍPIO:
Palmas/TO
SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
Os números do último Censo
Escolar são o retrato claro de uma
nova tendência: a Educação de Alunos
com Deficiência se dá, agora, majoritariamente em classes
regulares. Seis em cada dez alunos nessa condição estão matriculados
em salas comuns- em 2001, esse índice era de apenas dois em cada dez estudantes. O
aumento merece ser comemorado, mas, que não esconde um grande desafio: como garantir que, além de frequentar as aulas,
crianças e jovens aprendam de verdade?
A tarefa tem naquilo que os
especialistas chamam de Atendimento Educacional
Especializado - (AEE) um importante aliado. Instituído pelo mesmo
documento que em 2008 concebeu as diretrizes para a "inclusão escolar", o AEE ocorre no contra turno nas salas
de recursos, ambientes
adaptados para auxiliar indivíduos com uma ou
mais deficiências. Segundo
o Censo Escolar, atualmente 27% dos alunos matriculados em classes comuns
do ensino regular recebem esse apoio.
O atendimento
educacional especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais se caracteriza
por ser uma ação do sistema de ensino no sentido de acolher a diversidade ao
longo do processo educativo, constituindo-se num serviço disponibilizado pela
escola para oferecer o suporte necessário às necessidades educacionais
especiais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento. Nesse sentido é
importante ressaltar que o atendimento educacional especializado deve ser parte
diversificada do currículo, complementando ou suplementando o currículo da sala
comum.
O AEE não pode ser confundido com atividades de mera repetição de conteúdos Programáticos desenvolvidos na sala de aula, mas deve constituir um conjunto de procedimentos específicos mediadores do processo de apropriação e produção de conhecimentos.
O AEE não pode ser confundido com atividades de mera repetição de conteúdos Programáticos desenvolvidos na sala de aula, mas deve constituir um conjunto de procedimentos específicos mediadores do processo de apropriação e produção de conhecimentos.
Caros
colegas os dois textos pesquisados são muito interessantes, fica aí a dica para
acessar e fazer uma leitura completa.
Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/conheca-salas-recurso-funcionam-verdade-para-inclusao-deficiencia-546795.shtm
Obrigada Valderice, vou aproveitar as suas dicas.
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