quinta-feira, 23 de maio de 2013

SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS


CURSISTA: Valderice da Mota Reis Martins
MUNICÍPIO: Palmas/TO


SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS


Os números do último Censo Escolar são o retrato claro de uma nova tendência: a Educação de Alunos com Deficiência se dá, agora, majoritariamente em classes regulares. Seis em cada dez alunos nessa condição estão matriculados em salas comuns- em 2001, esse índice era de apenas dois em cada dez estudantes. O aumento merece ser comemorado, mas, que não esconde um grande desafio: como garantir que, além de frequentar as aulas, crianças e jovens aprendam de verdade?
A tarefa tem naquilo que os especialistas chamam de Atendimento Educacional Especializado - (AEE) um importante aliado. Instituído pelo mesmo documento que em 2008 concebeu as diretrizes para a "inclusão escolar", o AEE ocorre no contra turno nas salas de recursos, ambientes adaptados para auxiliar indivíduos com uma ou mais deficiências. Segundo o Censo Escolar, atualmente 27% dos alunos matriculados em classes comuns do ensino regular recebem esse apoio.
O atendimento educacional especializado nas Salas de Recursos Multifuncionais se caracteriza por ser uma ação do sistema de ensino no sentido de acolher a diversidade ao longo do processo educativo, constituindo-se num serviço disponibilizado pela escola para oferecer o suporte necessário às necessidades educacionais especiais dos alunos, favorecendo seu acesso ao conhecimento. Nesse sentido é importante ressaltar que o atendimento educacional especializado deve ser parte diversificada do currículo, complementando ou suplementando o currículo da sala comum.
         
O AEE não pode ser confundido com atividades de mera repetição de conteúdos Programáticos desenvolvidos na sala de aula, mas deve constituir um conjunto de procedimentos específicos mediadores do processo de apropriação e produção de conhecimentos.
Caros colegas os dois textos pesquisados são muito interessantes, fica aí a dica para acessar e fazer uma leitura completa.


Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/educacao-especial/conheca-salas-recurso-funcionam-verdade-para-inclusao-deficiencia-546795.shtm

Um comentário: